18.12.08

Desastre Ambiental

4.1. Sabendo que o teor de gordura na carne de porco é de 30%, calcule a concentração de 1,2,3,7,8 PeCDD em ng/Kg de gordura.

4.2. calcule a quantidade máxima que pode ser consumida por uma criança de 25 kg, sabendo que ADI é de 2 pg/kg/dia.

4.3. Defina dioxinas e furanos, apresentando uma fórmula de estrutura genérica para os referidos compostos.

4.4. Diga porque é que é importante controlar as dioxinas que são lançadas para o meio ambiente, discutindo a transferência das mesmas entre ar, água e solo.

4.5. Apresente as características físico-químicas que contribuem para o destino ambiental das dioxinas. Diga, justificando, se as dioxinas podem ser classificadas como POP's, indicando a origem da sua formação.

4.6. Explique qual o significado de TEF e de TEQ. Para este último parâmetro discuta a sua importância e limitações.

Perante algumas perguntas do meu exame de química ambiental, só me apetecia gritar bem alto "mas que merda são as DIOXINAS?". E se fosse só uma a pergunta... eu até me contentaria com um único grito, assim tive que pensar baixinho «fodasse fodasse e fodasse». TEF e TEQ, mas que merda é esta, meus caros?
Estou frustrada... mas não foi mau de todo, porque como quando me encontro sob-pressão invento, falei de plásticos e de incenarações hospitalares e de gorduras e do Homem e dos rios e de Espanha e dos ventos e de verde dos aquíferos e de tóxicos e de gatos e de mioleiras e barnabés e pés e bolo reis e quinzés e chimpazés e burrifei-me. humpft.

Agora tenho um dia para estudar , não sei quantos, decretos-leis e artigos sobre poluição.

Sábado vou para os copos, esquecer a desgraça que foi esta semana. Sinto-me um pouco burra. humpft. Hoje tenho olheiras.

Sem comentários: